3 de março de 2017

Diário de um Banana de Jeff Kinney


Fiquem com os quadrinhos

Diário de um Banana é o primeiro livro da série homônima de Jeff Kinney, cuja proposta é apresentar ao leitor uma narrativa mista. Enquanto narra a história do adolescente Greg, Kinney ilustra os acontecimentos com pequenas histórias em quadrinhos.

Neste primeiro livro é contada a rotina escolar de Greg e sua intenção de se destacar. O autor também explora a amizade do protagonista com Rowley, um sujeito bobo e esquisito, mas de bom coração. Os capítulos são pontuados com dias da semana e em quase todas as páginas há uma ilustração do autor contextualizando o texto escrito. O recurso funciona bem, dinâmico, natural, concebendo ao leitor uma experiência interessante. Destaque para a parte em que o protagonista e seu amigo estão criando tirinhas para o jornal da escola, oportunidade em que o leitor se depara com exemplos de tiras engraçadas e bem feitas. 

Em contrapartida, o texto narrativo em sua maioria é pobre. O protagonista Greg não tem uma personalidade definida nem é interessante. Não há qualquer amadurecimento do personagem, apreensão de valor ou superação de obstáculo. Há discriminação, intolerância e falsidade nas páginas de Diário de um Banana. A narrativa tenta ser linear, mas não precisa começo, meio e fim da história, dando ao leitor a impressão de ideias avulsas e aleatórias.

Sucesso de venda por seus próprios méritos Diário de um Banana é um livro inovador por misturar quadrinhos á narrativa tradicional. Entretanto não é recomendável para o público para o qual foi concebido (crianças e adolescentes) por apresentar um personagem ruim e que dá maus exemplos. 

Em resumo, é recomendável esquecer o texto e focar nos quadrinhos. 

Fica a pequena resenha. 
Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!