2 de maio de 2017

A história do primeiro vendedor de laranjas do mundo


Era uma vez um sujeito que tinha um pequeno pomar de laranja em seu quintal. Ele plantou as árvores frutíferas pensando em colher laranjas para si mesmo, mas no momento da colheita há muitas laranjas. Elas irão estragar se ele não as dividir. O que ele faz? Sua primeira ideia é dar laranjas aos seus vizinhos e isto até que funciona num primeiro momento. O problema surge quando há muitos vizinhos querendo laranjas e não há para todos. Então, o homem escolhe aqueles que receberão laranjas. Os que ficam sem, no entanto, revoltam-se e pensam num modo de mudar a situação.  Eles oferecem benefícios/vantagens para o dono das laranjas em troca da fruta. Dê-me suas laranjas e te dou um pedaço de carne; dê-me laranjas e te dou limões. O futuro vendedor, então, começa a trocar suas laranjas por outras coisas que precise ou deseje. 

Agora, os primeiros vizinhos que recebiam laranjas apenas pela benevolência do dono e sem dar nada em troca estão em desvantagem. Para “voltar ao jogo ” eles precisam oferecer algo em troca das laranjas. 

Com o tempo, esta troca de laranjas por outros produtos fica confusa. Um pedaço de carne vale quantas laranjas? E limões? Para resolver o problema o homem tem a ideia de escrever em um papel esta informação: Uma dúzia de laranjas vale um pernil. O dono da carne, por sua vez, faz o seu título de crédito: Um pernil vale duas dúzias de laranjas.

Há um novo problema: não se pode usar laranjas ou pedaços de carne, nem limões para medir o valor das coisas. É necessária uma medida padrão, algo que se aplique a qualquer coisa. Os envolvidos resolvem criar tal papel e convencionam chamá-lo de dinheiro. 

Agora, o vendedor de laranjas cobra certa quantia de dinheiro por dúzias de laranjas. Com este dinheiro ele pode comprar certa quantidade de pernil ou limões e tudo parece bem, mais uma vez. Entretanto, o astuto vendedor de fruta logo percebe que há um custo para colher suas laranjas. O tempo de espera para que amadureçam, o preparo da terra, a colheita no momento certo e a chuva. Estes fatores devem ser levados em consideração na hora de estipular o valor de sua laranja. Assim, ele aumenta o preço da dúzia com base nesta justificativa. O fornecedor de carne entende o raciocínio, o produtor de limão também. Eles fazem o mesmo. 

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