15 de agosto de 2017

À Sua Porta - Oscar Mendes Filho


O diário de alguém com transtornos mentais  

"À Sua Porta" é o último livro publicado pelo autor Oscar Mendes Filho. O escritor de terror é conhecido no meio literário por seus 14 livros publicados, dentre eles Prisioneiro da Eternidade, Relatos Macabros 1 e 2 e Sombras do Castelo. 

Este livro, entretanto, é diferente dos outros títulos do autor, já que não é voltado para o terror propriamente dito. Tem características mais psicológicas (horror psicológico). Já no início do livro entendemos que o "original" chegou até Oscar em um pacote sem remetente. O misterioso que lhe enviou o futuro livro não fazia questão de ser reconhecido, tampouco de ter o seu nome atrelado à obra. O seu único desejo era o de ter suas memórias publicadas. Ao ler aquela história o autor não pôde negar o pedido...

Escrito em primeira pessoa, direto, rápido e perturbador, À Sua Porta aborda diverso temas atuais como a depressão e o suicídio. O personagem principal, embora possa facilmente ser confundido com qualquer adulto, tem seus segredos e o binômio: "o que sou de verdade" e "o que pareço ser aos olhos dos outros" é constantemente explorado. Um relato de uma mente em deterioração, em conflito e inquieta que foi cuidadosamente lapidado. 

O leitor é absorvido imediatamente pela história apresentada, de modo que passa a se preocupar com o seu desfecho. Esta sensação é propositalmente agravada por frases de efeito, indagações e fomentações de expectativa, o que torna a leitura fluída e rápida.

Rápida demais, diga-se, já que as quase 150 páginas da obra são lidas imediatamente, deixando o leitor com vontade de conhecer mais sobre o narrador e sua história. Em suma, uma leitura agradável, sem floreios, mas sutilmente reflexiva, capaz de prender imediatamente. 

Fica a resenha e a dica.
Abraço.


Ah, para você que ficou curioso, deixo o link para adquirir a obra e descobrir como um autor de terror recebeu uma história de outra pessoa para publicá-la:



Para conhecer as demais obras de Oscar Mendes Filho, sua biografia e outras notícias:



Blog do autor:


3 comentários:

  1. Fico satisfeito por ter apreciado mais esse meu trabalho.
    Confesso que em diversos momentos cogitei não publicá-lo, mas parece que tomei a decisão mais acertada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oscar, sua opinião firme, objetiva e correta sobre o meio literário me fez querer conhecer seus livros e ter sua amizade ainda que virtualmente. Conheço suas palavras e gosto delas. Obrigado pela visita. Abraço.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!