7 de fevereiro de 2019

Delegado Tobias


Rápido e certeiro

A primeira coisa que eu pensei quando li o título deste livro/conto foi que se tratava de uma narrativa policial intrigante, cujo mistério consistia em descobrir quem era o criminoso. Depois, pensei em algum engano; erro de impressão ou defeito. Faltavam páginas? Só então descobri a verdade: "Delegado Tobias" é um conto super original e inovador! Vale cada minuto de leitura. 

Ricardo Lísias é o autor deste conto e também o personagem central da trama. No enredo ele é um escritor encontrado assassinado em seu apartamento, sendo o delegado Tobias o responsável pelas investigações. Os acontecimentos são relatados em formato de reportagem e vez ou outra duas pessoas estranhas comentam sobre o caso. Dois indivíduos humildes que têm opinião bem simples sobre o caso: o escritor é um drogado maluco. Lá para o meio da história aparece o suspeito e vejam só, ele é homônimo da vítima. Confusão à parte, o exercício explicativo e criativo empregado por Lísias é irônico e cômico. 

Inteligente e crítico "Delegado Tobias" é uma obra sensacional. Textos omissivos, críticos e metalinguística empregada na medida. Mandem soltar o pobre Lísias! 

Até a próxima.    




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!