5 de julho de 2019

Benjamim e Vaidosa



Benjamim se senta em sua cadeira, mas outra princesa chega dançando. Ele a acompanha com a cabeça, enquanto ela se apresenta, meticulosa. É uma exímia dançarina, tem um corpo belo, as pernas fortes. Parece flutuar. A música termina e a bailarina faz uma reverência à plateia. Eles batem palmas. Ela pede mais palmas. A plateia a atende. 
— Bravo! — Benjamim também bate palmas, sentado. 
— Saudações. Sou Vaidosa, a mulher mais bonita do mundo. 
— De certo não é modesta. 
— Obviamente — ela pede mais uma salva de palmas, mas poucos correspondem ao pedido. 
— Venho informar que você terá a grande honra de ser meu esposo. Dentre os homens mais belos de todos os cantos da Terra, eu Princesa Vaidosa escolhi Benjamim para ser meu companheiro. É uma honra singular, percebe? 
— Não estou muito certo disso. 
— Ainda nem te contei a melhor parte, ouça. Tudo o que toco permanece belo para sempre! Se formarmos um casal, poderei dar um jeito nesse seu cabelo crespo, nessa sua cor. Talvez até na cadeira... 
— Agradecido, mas tenho um conceito diferente de beleza. Não me acho feio, posso adiantar. O belo para mim tem a ver com natureza. Tudo que existe sem interferência humana é bonito. Claro que o que o homem modifica também pode ser considerado bonito, vai de cada um, mas eu vejo tal beleza de forma artificial. Quando você mudar o meu cabelo, por exemplo, deixando-o liso, muitos julgarão bonito. Eles acostumaram a ver cabelos lisos por aí e pensam que é bonito por padrão. Só que é um engano, pois os cabelos crespos combinam perfeitamente com as cabeças que estão por baixo. O meu é perfeito! Veja que o nariz, a boca, os olhos, tudo está no seu devido lugar e se observado em conjunto notará a beleza de que falo. Ser único já é suficiente para ser belo. 
— Não tem vontade de ser considerado bonito pelas outras pessoas? De ouvir: ali vai Benjamim, o mais belo. Eu adoro ouvir elogios!
— Bobagem. 
— Não importa, ouviu bem minha proposta? Se não quer ser belo, eu entendo, mas não compreendo não desejar a esposa mais linda. Para falar a verdade, se não é e nem faz questão de ser bonito não me merece como companheira. Agora sou eu que não quero mais me casar com você. Passar bem!
Sai Vaidosa pela direita pisando alto. Duas das três princesas que ainda faltam se apresentar ficam apreensivas.

Paul Law, Mogi Guaçu, 20 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!