23 de julho de 2019

Negrinha - Monteiro Lobato


Contos de um Brasil em busca de identidade


Negrinha é um livro de contos de Monteiro Lobato, publicado no ano de 1920, cuja temática, geralmente, é sobre o papel do negro na sociedade brasileira logo após a abolição da escravatura. O primeiro conto, o que dá título ao livro, já foi transcrito integralmente aqui no blog (veja). 

Além de Negrinha, a história de uma garotinha criada por uma antiga senhora de escravos, temos outros contos, dentre eles:  Fitas da Vida, O drama da geada, O Bugio moqueado, O jardineiro Timóteo e O colocador de pronomes. Estes citados fizeram parte da primeira edição do livro, sendo que Os pequeninos, A facada imortal, A policetemia de Dona Lindoca, Duas cavalgaduras, O bom marido Marabá, Fatia de Vida e outros, vieram na segunda edição. A edição que tive acesso conta com o total de 22 contos.

Uma coletânea peculiar de histórias curtas que descreve um Brasil de transição no inicio do século XX. Muitos contos mostram que a abolição da escravidão na prática não mudou a situação do negro. Pelo contrário, o negro passou a ser ainda mais maltratado, uma vez que os antigos senhores ficaram com raiva pela perda de direitos. Tal lei, segundo Monteiro Lobato, fez com que a identidade dos escravos até então muito bem sedimentada, ficasse em xeque. 

Obviamente que os contos não se resumem à escravidão. Em outras histórias Lobato discorre sobre o ego humano, como, por exemplo, em "A Policetemia de Dona Lindoca", cuja doença de nome chique proporciona importância à doente. Fala sobre a maldade, o instinto e tantos outros atributos da alma humana. Em o Colocador de Pronomes, o autor brinca com o emprego dos pronomes lhe e te de forma criativa. 

Em suma, uma pérola de nossa Literatura que descortina uma Monteiro Lobato maduro, senhor do seu tempo e bem avesso ao mundo de fantasia do Sítio do Pica-pau Amarelo. 

Fica a breve resenha e a dica! 
Abraço.
Paul Law.    


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!