8 de maio de 2020

Dia das Mães atípico

Fonte: Espaço Viva Bem


Aproxima-se o dia das mães, época em que tradicionalmente passamos com nossos entes queridos. Dessa vez, no entanto, não será possível dar um abraço em minha mãe ou levar minha esposa para dar um na dela; nem mesmo perto iremos ficar. Por causa da Covid-19 estamos afastados de nossos parentes e amigos, vivendo em isolamento social. Os dias que antes eram de descanso ou de atividades diferentes das costumeiras, já não são mais assim. É um misto de "o que era antes", já que algumas atividades voltaram, mesmo que a contragosto, com "o que nunca mais será como antes". Não sabemos como nos comportar nessa nova realidade. 

Sei que não sou o único. Vi ator consagrado pôr fim em sua vida; observo pessoas esperando vagas em UTIs para seus entes queridos. Recebo notícia de que muitos falecem nessa espera. A Justiça tem dado liminares para internação, mas não têm vagas, o que faz com que familiares com a ordem do juiz nas mãos, observem dias passarem sem o seu cumprimento. No final, a morte; a triste e injusta morte. São tempo de repensar o que vale mais… 

Não há leitos, não há respiradores, existe pouca esperança para os que contraírem o coronavírus nesses dias. Esta situação calamitosa é nova? Certamente que não, mas não é por isso que é menos impactante e justificativa para que os esforços sejam menores. Se os governantes começarem agora, talvez da próxima vez não aconteça de pessoas perderem a vida esperando; morrer de esperança. 

Os números de mortes no Brasil somam 9.265 (quase dez mil) e os casos confirmados de Covid-19 estão em 137.000. Aqui em Mogi Guaçu as notificações de casos estão em 184, sendo os confirmados em 35 e as mortes em 1. Entretanto, temos 28 exames aguardando resultado e 4 outros óbitos sendo investigados. Como se vê, os números estão aumentando, mesmo que exista pressão para que o comércio volte a funcionar e o distanciamento social seja abrandado. 

Este será um dia das mães atípico, mas temos que vê-lo pelo lado bom: se fizermos tudo certo, teremos a chance de abraçar nossas mães no próximo. É claro, não podemos esquecer daqueles que já não poderão…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!