26 de janeiro de 2021

O Legado de Avalon - Livro II: A Profecia do Condestável


Como vamos vencer Morgana?

O segundo livro da série "O Legado de Avalon" do escritor Luiz Fabrício Mendes é uma aventura mitológica e geográfica nos moldes do primeiro livro, mas com novos personagens e um enredo que precisará de mais livros para ser concluído totalmente. Você vai se lembrar que já resenhei o primeiro livro (postagem pode ser lida aqui) e que gostei muito dele.

A história dessa segunda parte da aventura começa considerando tudo o que ocorreu no primeiro livro. É uma digna continuação nos apresentando Aurélio agora residindo com Merlin em uma isolada chácara em Mira Bela, Minas Gerais, onde aperfeiçoa sua técnica de combate e em História. O herdeiro de Arthur sabe que precisa se preparar para a investida de Morgana e Mordred que ocorrerá em breve. Quando inimigos denominados de saxões atacam a lan house em que o menino se diverte com os novos amigos é que os dias de paz na pequena cidade têm fim. A novidade? Morgana se aliou ao antigo povo para capturar Aurélio ao invés de matá-lo. De todo modo, o esconderijo do herdeiro de Arthur foi comprometido e ele deverá fugir, ajudado pela Ordem de Excalibur (um grupo de especial de cavaleiros que protegem o herdeiro de Camelot). Cansado dessa vida "instável", de fuga constante, Aurélio reflete se não há um modo de mudar as coisas. O curioso é que a solução encontrada pelo menino está na profecia da Dama do Lago. O caminho que o jovem trilhará-la a partir daí o levará a grandes descobertas, ao reencontro de amigos, vilões e de Excalibur, encontrada e perdida no fim do primeiro livro. 

"A Profecia do Condestável" é o enredo que dará substância à história de Aurélio por mais livros, embora ela seja bem desenvolvida já nesta primeira oportunidade. Compreendemos que as motivações de ambos os lados possuem ligação com ela e que o embate é inevitável. A linguagem utilizada pelo autor é a mesma do primeiro livro, o que é muito bom. Apesar das teorias e profecias não serem muito simples, Luiz Fabrício explica tudo com palavras precisas. Seu conhecimento histórico, mais uma vez, é essencial para o enredo. Percebi, dessa vez, que houve uma preocupação especial com a geografia; boas descrições de cidades e localidades. O destaque fica por conta de a história, em dado momento, se passar em locais bem conhecidos da nossa região, como, por exemplo, a cidade de Águas da Prata aqui do interior de São Paulo.

Resumindo, "A Profecia e a Espada" é aquele livro que aperfeiçoa o primeiro, mesmo sem ter as novidades daquele. Introduz um enredo mais amplo, carrega a história com evolução de personagens, apresentações de outros e de um mundo que ganha forma. Ao final da leitura fiquei com a sensação de que o protagonista amadureceu, mudou de ideia sobre fugir, decidindo-se a tomar iniciativas. Eu espero pelo terceiro livro, ansioso para continuar acompanhando a evolução dos personagens e pelo confronto decisivo. 

Fica a resenha e a dica!    

Abraço.          

Quer ler também? Compre aqui.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!