3 de julho de 2014

Nossa Vez de Viver de Eliana Silva

 

Um olhar atendo ao cotidiano

Eliana Silva é membro da Academia Guaçuana de Letras e autora do livro “Nossa Vez de Viver”. A obra reúne poesia, frases e crônicas da autora que cria a partir do que vivencia. Um livro tocante, sensível e que remete o leitor à reflexão sobre o que acontece todos os dias e não nos damos contas.

Encontramos também a “descoberta de si mesma” pela qual a autora passou. Nas páginas do livro poético há a sutil conclusão experimentada por alguém que parou para pensar. Um olhar calmo sobre o dia, as pessoas, os sentimentos. O leitor que se aventurar nas páginas de Nossa Vez de Viver vai sentir que está rápido demais; que é preciso pisar no freio e observar.

Eliana é consciente do seu papel; da sua missão de contar o que se perdeu na velocidade mundana. Sua inspiração é visual, mas de uma forma que não estamos tão acostumados. Um olhar, como já dito, calmo e observador. Silente para que não seja contaminado pelas vozes incessantes de fora. Um deleite para os mais antigos e um conselho aos recentes. Às vezes é preciso observar de verdade o que está acontecendo. O ideal seria fazer como a autora; ter um ritmo próprio, que caiba tudo e que siga. Como leitor, tive de parar o que estava fazendo para tentar chegar perto do que me era relatado. Como vitima da robotização que assola todas as pessoas, não pude ter os olhos de quem me contava sem que tivesse de abandonar a minha rotina. Talvez as páginas de “Nossa Vez de Viver” tenham me despertado ou pelo menos me fizeram lembrar de algo adormecido. Talvez, ainda, com a prática, seja eu também capaz de não precisar parar para observar.  

Em suma, um livro capaz de fazer o cotidiano se transformar no que de fato é: uma dádiva única. Leitura recomendadíssima.

Fica a resenha e a dica.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!