28 de abril de 2015

Sombras do Medo de Camila Pelegrini

 

Dentro ou fora das muralhas? 

 

Camila Pelegrini é de Mogi Guaçu/SP, faz parte do Núcleo dos Escritores e é autora da distopia “Sombras do Medo”. Em seu livro de estreia, retrata um futuro distante (ou não) e fantástico no qual pessoas são divididas em duas categorias pelo simples fato de nascerem fora ou dentro das muralhas que circundam as cidades.

Isso mesmo. No mundo de Sombras do Medo as pessoas são Ordinárias ou Singulares. Os Ordinários, a maioria, vivem do lado de fora da muralha e trabalham arduamente em troca do parco alimento e moradia. Na verdade, o que produzem é para sustentar os Singulares, os que vivem protegidos pelo muro. 

Anabele, a protagonista, é uma jovem Ordinária que sempre questionou este sistema de classes do seu mundo. Mais que isso, nunca entendeu bem como seres humanos eram capazes de submeter outros a uma vida miserável enquanto desperdiçavam alimentos e ostentavam o luxo. Isso parece familiar? Sua habilidade questionadora é o ponto de partida para se envolver com os poderosos da sua região ao mesmo tempo em que mergulha emocionalmente em um relacionamento com um misterioso sujeito.  Sombras do Medo ainda nos apresenta a degradação moral pela qual passou toda a humanidade ao longo dos anos, culminando numa guerra final contra estranhas criaturas capazes de se alimentarem do medo e do mal. Supressas, romance e aventura esperam o leitor no mundo criado pela Camila Pelegrini.

A obra apresenta uma crítica contundente aos dias atuais. Rótulos, preconceito são tratados de forma a nos fazer refletir. Há foco no romance da protagonista e o seu impacto diplomático, além das criaturas responsáveis pelo desaparecimento das pessoas. A autora soube trabalhar bem o nexo entre os assuntos principais. A obra é dinâmica e recheada de diálogos. Em alguns pontos o enredo acaba sendo previsível, mas nada que desabone o seguimento da leitura. Fica evidente que há uma “moral da história” desde o início o que torna o acompanhamento seguro.

Em resumo Sombras do Medo é uma história que critica alguns aspectos encontrados na nossa atual sociedade de forma rápida e simbólica. Um romance sólido desde o início, assim como a mensagem pretendida. O Núcleo dos Escritores pode comemorar por ter angariado esta nova e talentosa autora.

Fica a resenha e a dica.         

 

Comprar o livro:

http://www.garciaedizioni.com.br/sombras-do-medo

Adionar no Skoob:

http://www.skoob.com.br/sombras-do-medo-427868ed484595.html

Booktrailer:

https://www.youtube.com/watch?v=jRMIPM4yaYA

Um comentário:

  1. Você é um craque e a Camila um talento com futuro brilhante. Parabéns a ambos. Também li Sombras do Medo, muito instigante.
    E tô ligado no seu blog.

    ResponderExcluir

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!