19 de fevereiro de 2021

Favela Gótica de Fábio Shiva


Você é um bebezê, cheiroso ou zumbi? 

Favela Gótica do escritor Fábio Shiva foi lançado em 2019 pela editora Verlidelas e é uma história alucinante. Nele acontecimentos inusitados em uma realidade paralela peculiar misturados à atmosfera degradante levam o leitor a uma viagem inesperada e única. Nas 276 páginas do livro, acompanhamos a personagem Liana ou Lica e as consequências de sua dependência pela droga Z. 

A história começa com Liana acordando no barraco que divide com Samara, Galego, Mandrá e tio Biu já sentindo os efeitos da falta do tóxico. Logo surge a oportunidade para descolar algumas hóstias (o nome da cápsula de Z) com tio Biu que pede a ela para busca um tanto de maconha na boca do alto comando dos jacarés (que são jacarés mesmo!) para um playboy qualquer. A ideia era enganar o comprador da massa e usar toda a grana dele para comprar Z para todos do barraco. Contudo, o plano falha, na hora de voltar para o cafofo o playboy percebe o golpe e exige o seu dinheiro de volta. Há confusão, o sujeito morre e Samara se transforma em zumbi. Zumbi é a fase final da dependência de Z em que o usuário fica violento e devora cérebro humano. Liana foge do lugar e é aí que sua aventura começa de verdade. 

O texto de Shiva é sem frescura. Ao mesmo tempo que conta a história de Liana vai disponibilizando textos explicativos sobre a ambientação, chamados de "registros akáshicos. No final esses texto que parecem desconexos com a trama central se unem. Isso é bem criativo. Aliás, criatividade é a palavra que bem define o autor, já que seu mundo é formado por criaturas "não humanas" e eventos catastróficos que culminam numa aventura surpreendentes. Espere encontrar de quase tudo no que diz respeito a fantasia e ficção. Considere, também, não fazer ideia do que vai acontecer no capítulo seguinte. Isso é muito bom! 

Cada capítulo do livro é aberto com um desenho do autor e uma breve explicação do que encontraremos pela frente na leitura. Fique tranquilo, pois os resumos do que virá não são antecipações substanciais. São mais como um norte mesmo. Outro ponto positivo em "Favela Gótica" é o estado decadente do mundo da periferia. A divisão social que existe é bem nítida e a realidade paralela do livro não é tão distante da nossa nesse quesito. Favela continua sendo favela ainda que tenha jacarés e lobos. 

Resumindo: um livro autêntico com uma história envolvente e sem rodeias; de cunho social e fantasioso ao extremo. Com desenhos, explicações, acontecimentos e personagens  mirabolantes. Boa pedida para quem assim como eu gosta de originalidade. 

No fim ainda vamos saber do que o Z é feito.       

Fica a resenha e a dica.

Quer ler também? Compre aqui:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica 

Abraço!                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!