29 de outubro de 2015

Doctor Who - Doze Doutores, 12 histórias


Doze visões do Doutor Quem

Doctor Who é uma série britânica há mais de cinquenta anos no ar, que tem por personagem principal "O Doutor", um alienígena com aparência humana que possui a capacidade de se deslocar no tempo e espaço com sua nave especial em forma de cabine telefônica dos anos 50, chamada TARDIS. Muita gente conhece o fenômeno cultural "Doctor Who" e sabe que a série atravessa décadas. Para marcar seus cinquenta anos, foi produzido um episódio especial e um livro.

Doctor Who, 12 Doutores, 12 Histórias é a reunião de contos com a dúzia de Doutores que já passou pela telinha. Desde os oito clássicos até os quatro últimos modernos. Para os desavisados, o Doutor muda de aparência ao longo do tempo, num processo chamado regeneração. Todas as células do seu corpo são trocadas e ele se torna outra pessoa (literalmente). Daí o porquê da existência de doze Doutores. A premissa dos contos é resgatar as especialidades de cada versão do Doutor, usando para isso os principais personagens da cada época. Doze escritores de ponta são responsáveis pela coletânea, dentre eles Neil Gaiman. O destaque acaba mesmo ficando com o conto de Gaiman, intitulado de "Hora Nenhuma" por ter uma abordagem concisa e coerente com o 11° Doutor (Matt Smith).

Inimigos mais conhecidos do Doutor não são recorrentes nos contos. Quase que o exótico e surpreendente Dalek passa batido. Palmas para a escritora Malorie Blackman que se lembrou dele. Aliás, não foi o único a se sair bem com as peculiaridades do personagem. A forma como alguns trabalharam o momento do conto, foi genial. Neste ponto Charlie Higson se saiu muito bem. O atual Doutor que na série é interpretado por Peter Capaldi acabou ficando com a escritora Holly Black, conhecida dos leitores atuais por sua série fantástica "As Crônicas de Spiderwick".  

Em suma, 12 Doutores, 12 História entrega o que promete e é peça essencial na coleção de qualquer fã da série. Para quem não é tão conhecedor deste universo (o que é o meu caso) a leitura do livro pode dar uma boa noção do que é Doctor Who.

Fica a resenha e a dica.      
    

2 comentários:

Bem-vindo. Seu comentário é muito importante!